jump to navigation

Sobre as categorias

Personalidade, matéria, energia, espaço e tempo. São as cinco categorias fundamentais definidas por Ranganathan para a classificação de assuntos. Elas servem para tornar claras as facetas de um assunto, permitindo ao indexador enquadrá-lo melhor no mapa conceitual. (Essa é uma explicação muito simplista, você pode ter uma melhor aqui)

Bem, nós adaptamos essas categorias aqui para classificar os posts do blog por alguns grupos de interesse. Elas são utilizadas levando em consideração o assunto sob o ponto de vista da biblioteconomia, como profissão, como área do conhecimento e como lazer (porque não?).

Personalidade: Tudo que diz respeito aos bibliotecários e suas relações com a sociedade. Ética, perfil profissional, posicionamento político, regulamentação da profissão, exercício profissional, escolas, alunos, professores, currículos, entidades, instituições, associações, decisões e tudo o mais que afeta o trabalho em biblioteconomia.

Matéria: Optamos por classificar como matéria tudo que se refere às práticas bibliotecárias: Serviço de referência, desenvolvimento de coleções, gestão da informação, estudos de usuário, serviço técnico, incentivo à leitura e formação de leitores, etc. As ferramentas da profissão: Linguagens de indexação, instrumentos de classificação, códigos de catalogação, obras de referência, ferramentas e recursos digitais, etc. Também se enquadram em Matéria discussões teóricas sobre as práticas profissionais, tendências e cenários, bem como discussões sobre a vasta gama interdisciplinar de assuntos que forma a biblioteconomia.

Energia: Ação em biblioteconomia. Eventos, programas, benchmarking, inovações, projetos, tudo que se tem feito de novo no mundo das bibliotecas e da informação.

Espaço: Esta categoria fica reservada para informações sobre arquitetura, construções, reformas, layout, mobiliário, equipamentos, estrutura física, iluminação, climatização, ambiente e segurança de bibliotetecas. Também entendemos por espaço os aspectos da armazenagem de informação em qualquer suporte.

Tempo: O aspecto mais evidente dessa categoria é a história, tanto da informação quanto das bibliotecas e bibliotecários, entretanto ela pode aparecer em situações onde consequências futuras sejam relevantes, como a preservação de documentos e memória.

Combinações: Da forma como estamos utilizando as categorias, certas informações podem demandar mais de uma categoria sempre que o peso dessas facetas for igualmente relevante no contexto, como:

Preservação de Documentos = Espaço + Tempo

Arte, literatura e entretenimento ficam classificadas conforme o aspecto do assunto que está sendo destacado.

Lembramos que essas são adaptações livres das categorias de Ranganathan.

Comentários»

1. Danilo - dezembro 16, 2006

Muito legal esse blog eu ainda não conhecia, mas está de parabéns e os links também são muito interessantes e importantes pra nós bibliotecários. Um abraço forte!

2. Vozes na cabeça do Társis exigem que ele diga: - dezembro 21, 2006

Faço minhas as palavras do Danilo.

Além disso, agregar informações e passar para outros é um trabalho pra lá de honesto.

Já divulguei esse trabalho no meu Blog, embora eu acredite que seja o único estudante de Biblioteconomia entre as 6 pessoas que lêm meu blog semanalmente rs..

Abraços!

3. Edilson - junho 20, 2009

Blog bacana.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: