jump to navigation

Fim do Dewey? junho 3, 2007

Posted by Carla Castilhos in Energia.
trackback

Biblioteca do Arizona abre mão da CDD. E de qualquer outro sistema de classificação (?), visando organizar tudo como uma livraria.
Minha opinião a respeito?
Simples: em livrarias os livros são organizados por assunto. CDD e CDU classificam os livros por… assunto! Se a classificação será mais ou menos exaustiva, mais ou menos simples, é problema do bibliotecário. Não creio que arranjar uma biblioteca como uma livraria trará problemas, mas me pergunto: há a necessidade de re-inventar a roda? Há anos sabe-se que essa é uma forma prática de recuperar livros que estão nas estantes, e mais: ela vem pronta, está ali, é só aplicar. Uma biblitoeca contém assuntos diferenciados se comparados com uma livraria, certo? Já imaginaram uma estante de mais vendidos? Auto-ajuda? Francamente…
O bibliotecário terá de repensar o lugar de cada coisa, portanto, trabalho dobrado.

Via: Bibliotecários Sem Fronteiras.

Comentários»

1. The Derbi - junho 5, 2007

concordo, e além do mais, livrarias tem uma segunda intenção em sua organização dos livros na prateleira: quanto mais o cliente demorar para achar o que procura, mais chance ele tem de acabar levando mais alguma coisa que achou pelo caminho (claro que não muito tempo né). Já isso em bibliotecas poderia ser útil, mas e aquela leisita do tio Ranga? sobre poupar o tempo do usuário, não ficaria ressoando na mente de um bibliotecário dedicado? mesmo porque o número de chamada é uma coisa tão ininteligível para o usuário que se ele não tiver pressa e não pedir ajuda, vai mesmo ficar passeando entre as estantes.

2. plenaeserena - junho 6, 2007

eu acho cdd e cdu uma coisa besta, inventada para justificar a profissão do bibliotecário.
não fossem os números complicados com sinais e tudo mais, qualquer um poderia ser bibliotecário.
(e qualquer um pode, porque aprender cdd e cdu é ridículo. basta pegar uma e ler)
tenho dito.

3. puny - junho 7, 2007

eu acho que qualquer um pode ser bibliotecário.
assim como qualquer um pode ser médico, advogado, engenheiro…
essas profissões exigem um pouco mais de estudo que a nossa, mas são possíveis a qualquer mortal normal.

ser bibliotecário é mais simples que ser advogado, médico, engenheiro? é. mas é tão fácil quanto ser professor de português, matemática, geografia.

uns dois anos de graduação seriam suficientes? sim, mas com quatro anos ou mais formam-se profissionais ridículos. há muitos bibliotecários com crb e diabo a quatro que não encontram informações óbvias. assim como muitos advogados com carteirinha da oab perdem causas ridículas.

4. plenaeserena - junho 8, 2007

eu só queria que os bibliotecários não tivessem essa pose de coitados que têm. que não se horrorizassem ao ver um usuário se virando sozinho. que as bibliotecas fossem feitas para todos, sem números bestas para limitar seu acesso.
tem mais é que queimar esse dewey ultrapassado.
limpo a bunda com a cdd.

(acho muito divertido resolver os exercícios dados em aula, mas na prática, é lixo)

5. Moaci Júnior (UFPE) - junho 8, 2007

CDD, CDU, Manual de Biblioteca? Porque uma discussão em cima do NADA! Não existe o melhor sistema de catalogação, existe sim aquele que mais se adapta ao contexto da “sua” biblioteca, e “seus” clientes.
Limpar a bunda com a CDD? Exagero hein! rsssss…
Mas acho que o mais importante é a recuperação da informação, da maneira q for mais eficiente para cada um.
Ainda como estágiario tive a oportunidade de montar a biblioteca pública da minha cidade, Igarassu – PE. Usei uma CDU “simplificada”, o Cutter, e pra facilitar ao usuario agreguei cores para cada assunto (assim como uma livraria), deu muito certo.
Porém acho uma “leseira” (como definimos aqui em PE algo onde só se perde tempo) ficar discutindo esse assunto, acho bem mais importante é como livrar a biblioteca dos esteriotipos malditos que ela carrega há seculos, e mais, como transformar a Biblioteca (principalmente pública) em uma fonte geradora de conhecimento, lazer e cultura para a população de um país tão sofrido como o nosso.
Pensem Nisso!
Ah, quanto ao CRB, ele existe pra quê mesmo?
rsssssssssssss…

6. plenaeserena - junho 9, 2007

pode crer
contigo eu concordo eheheh
posso mser meio radical nas palavras, mas era isso que eu queria dizer

7. his - janeiro 28, 2009

Sou estudante de biblioteconomia e acho CDD e CDU um saco! Mas sei da sua importancia e por ter um conhecimento sobre o assunto creio que é muito dificil uma biblioteca universitaria por exemplo, se virar pra organizar o seu acervo de maneira que a sua recuperação seja facil e eficiente para qualquer usuario! Ser bibliotecario é muito facil o dificil é ser um otimo bibliotecario!!

8. Marcia Moraes - abril 17, 2009

Boa tarde a todos!
Gostaria de obter informações sobre algum Manual do Bibliotecário. Vou prestar concurso no mês de maio, onde terei que ter alguns conhecimentos específicos como: História e conceituação de Biblioteca Universitária, etc.. Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

9. Marcia Moraes - abril 17, 2009

Ei pessoal: O meu endereço é mmoraes90@hotmail.com – Sou a pessoa que solicita informações sobre Manual do Bobliotecário.

10. MARIA LUIZA OLIVERA - julho 26, 2009

Márcia Moraes, bom dia.

Gostaria de saber se você conseguiu algum manual do bibliotecário, se conseguiu poderia passar prá mim? Pois também vou prestar concurso no próximo domingo dia 02/08/2009. Ficarei muito grata.

Abraços.

11. PAULO - setembro 4, 2009

Fazer uma faculdade só prá saber arrumar livro na estante ? Putz ! Falando sério, qualquer pessoa com instrução mediana arruma uma biblioteca, mesmo que não use o tal de CDD e CDU, que são dispensáveis. Pode-se usar o critério de uma livraria, que é muito melhor. Que se acabem os cursos de biblioteconomia !

12. Li - outubro 25, 2009

Acho que acima de tudo deve haver respeito por qualquer profissional, ser bibliotecário requer muito mais que arrumar livros na estante, eu procuraria saber mais antes de criticar de um jeito tão grosseiro e sem fundamentos.

13. PAULO - novembro 4, 2009

Continuo dizendo: qualquer pessoa administra uma biblioteca. Não adianta dizer que biblioteconomia é ciência, não é !

14. telma - abril 13, 2010

Biblioteconomia significa economizar para encontrar a informação necessária. O bibliotecário é o profissional competente para intermediar esta busca. Além de lidar com a parte técnica (classificar, catalogar, organizar …)na estante ou banco de dados ele está apto para trabalhar junto ao pesquisador na busca de informação sólida de forma rápida e objetiva. Num mundo feito de informação a existência de um profissional desta pode tornar-se necessário até mesmo a sobrevivência. Se um bibliotecário estuda pesquisa disponibiliza informação que pode tornar-se conhecimento ele faz ciência certo?! Obrigada por lerem. Telma

15. telma - abril 13, 2010

Ah quanto a CDD CDU CCR NBR… são instrumentos de trabalho. Podem ser utilizados, melhorados, substituídos…. a critério do profissional habilitado, que faça como fazer deverá organizar a informação para que esta seja recuperada.
Grata

16. CAROL - outubro 10, 2010

As pessoas geralmente não possuem conhecimento do que é esta profissão. Ela é tão importante quanto as outras profissões…Somente pessoas ignorante falam mal do profissional bibliotecário. Nós, bibliotecários somos organizadores do conhecimento. Conhecemos um pouco de cada profissão. Não é qualquer pessoas que pode organizar uma biblioteca. Para se organizar uma Unidade de Informação é necessário ter determinados conhecimentos, para isto que estudamos 4 anos de nossa vida.POR ISSO SR.PAULO IGNORANTE, PROCURE LER MAIS, ESTUDAR MAIS, SEU CAVALO BATIZADO.

17. Vanessa - abril 17, 2011

O importante mesmo é que a pessoa que trabalhe numa biblioteca seja capaz de criar uma norma para encontrar aquilo que o usuário precisa. Pode ser a CDD, ou a SDS(Só Deus Sabe).O importante é que esteja capaz de organizar os livros e encontrar as informações.Porque a CDD para os usuários é nada, eles não entendem mesmo, e no final acabam achando por acaso ou perguntando pra quem trabalha lá.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: