jump to navigation

Versão impressa da Wikipedia ? novembro 2, 2005

Posted by The Derbi in Energia.
trackback

Fonte: Reuters

Wikipedia pode ganhar versão impressa, diz fundador

Por Paul Holmes
NOVA YORK (Reuters) – As informações da Wikipedia, a popular enciclopédia online gratuita escrita e editada por internautas, pode em breve estar disponíveis numa versão impressa para leitores em países em desenvolvimento, informou o fundador do projeto Jimmy Wales.
Ele afirmou que o conteúdo do site também poderá ser gravado em CDs e DVDs para que usuários de computador em locais como a África, onde é difícil o acesso à Internet rápida, possam consultar partes do trabalho de referência sem necessidade de uma conexão com a Web.
Wales disse que são incorretas as notícias — uma delas da Reuters — de que algumas páginas da Wikipedia passariam a ter um controle mais rígido ou seriam “congeladas” para sempre a fim de prevenir ataques de vândalos e trotes.
“Estamos conversando com diversos agentes e editores sobre o que eles estariam interessados”, disse Wales sobre o projeto do livro.
Ele citou saúde, futebol americano e histórias da Segunda Guerra Mundial e do rock’n’roll como exemplos de como os verbetes poderiam ser agrupados em temas.
“Sempre gostei da idéia de passar para o impresso porque boa parte do que somos é para disseminar conhecimento ao redor do mundo e não apenas para pessoas que têm banda larga”, disse Wales por telefone a partir de St. Petersburg, na Flórida.
Questões como patrocínio, distribuição e tópicos ainda estão em discussão, mas uma primeira edição impressa poderá estar pronta a partir de meados de 2006, acrescentou ele.
Wales, 39, ex-corretor do mercado de ações, criou a Wikipedia em 2001. O site opera por meio da Wikimedia Foundation, organização não-governamental que confia em doações para seguir com o objetivo de espalhar o conhecimento gratuitamente.
SEM PLANOS PARA CONGELAR PÁGINAS
Cerca de 350 mil pessoas já contribuíram com termos, contexto ou apenas corrigindo as grafias para mais de 2 milhões de verbetes na Wikipedia em mais de 25 idiomas. Cerca de 800 mil verbetes são em inglês.
Wales, que é norte-americano, disse que um grupo básico de aproximadamente 2 mil voluntários fizeram a maior parte do trabalho e formaram a coluna dorsal da “comunidade” Wikipedia.
Em agosto, o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung publicou uma aspa de Wales dizendo que os “controles” poderiam ser endurecidos para proteger páginas com temas potencialmente sensíveis da Wikipedia. A Reuters retransmitiu a notícia e, ao traduzir partes dela, disse que algumas páginas seriam “congeladas” para sempre.
“A idéia de que vamos restringir nossas ‘regras’ editoriais é completamente incorreta e os artigos não serão congelados para sempre”, afirmou Wales. Ele disse ter sido mal-interpretado e mal traduzido.
Wales afirmou que um novo sistema de software será adotado a partir do fim do ano, permitindo que mudanças nas páginas muito visitadas que podem ser alvo de vandalismo sejam exibidas ao público com um atraso para que membros da comunidade possam revisá-las.
Fãs da enciclopédia online também têm discutido a criação de versões “estáveis” de certas páginas de um tema específico. Estas informações poderiam ficar disponíveis junto com as últimas contribuições e também seriam atualizadas se necessário.

Comentários»

1. Fabiano Caruso - maio 9, 2006

Seu Blog está aqui:
http://www.extralibris.info/blogs/

Saudações.–>

2. Burbles - novembro 21, 2006

isso nao aconteceu


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: