jump to navigation

Biblioteconomia Visceral maio 31, 2005

Posted by The Derbi in Energia, Espaço, Matéria, Personalidade, Tempo.
trackback

Biblioteconomia de Babel pretende ser um espaço para reflexão sobre a formação e atuação de bibliotecários no Brasil e no mundo, os dilemas, os desafios, os problemas e as iniciativas para o desenvolvimento da profissão.

Mais do que isso, pretende promover a discussão de todo e qualquer tema relacionado à informação e ao tratamento que ela recebe, tanto dos profissionais da área quanto da sociedade que consome e gera informação.

O título é inspirado no conto “Biblioteca de Babel“, de Jorge Luis Borges, que foi talvez o maior escritor latino-americano e também bibliotecário. No conto, uma biblioteca infinita, contendo livros com todas as combinações possíveis de letras de todos os alfabetos existentes era o úniverso e seus mistérios provocavam a imaginação e a confusão dos bibliotecários que o habitavam. Este blog é a nossa válvula de escape, nosso manifesto sobre a babel que se tornou a biblioteconomia atual, nossa opinião expressa (à favor ou contra, isto não interessa) sobre o estado das coisas.

Biblioteconomia de Babel é carregado com todas as possibilidades semânticas deste título. Desde o fascínio com acelerada expansão das possibilidades e importância da informação na sociedade, até a ironia quanto a desorganização e falta de comunicação nos cursos de biblioteconomia e entre os profissionais da área.

É feito por estudantes, professores e formados do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que não querem ficar isentos à essas discussões e que não querem se restringir ao academicismo da retórica universitária ou à inépcia da prática técnica pura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: