jump to navigation

bibliotecária egoísta setembro 8, 2007

Posted by julia in Energia.
trackback

sou uma bibliotecária desempregada, então tenho tempo de ver muita televisão (é, TV.  já não tenho mais idade para dizer que leio MUITOS livros por ano e que televisão não presta e blablablá).

quinta-feira, durante o almoço, me chamaram até a sala (sempre que aparece livro, biblioteca, ou coisa que o valha, as pessoas me chamam para ver) para dar uma conferida na reportagem que estava passando no jornal do almoço, programa da filial da globo no sul, a rbs.

fato é que não prestei atenção, então não sei (e nem sei se quero) explicar bem.

existe agora algo chamado “tempresto“, que consiste em uma rede de empréstimo de livros. o pinta entra, se cadastra, cadastra seus livros disponíveis para empréstimo e, com isso, cria uma rede de amizades formadas por interesse (sejamos sinceros).

esses amigos ficam trocando idéias sobre livros que leram e, é claro, trocando/emprestando livros.

quem quiser saber mais, entra no link, pesquisa, se informa, faz o corre.

o que EU posso dizer é: não gostei.

sou conservadora no que tange a tecnologias e, principalmente, no que tenge a empréstimo de livros. junte-se as duas coisas e dá em m**da. tenho livros que ninguém toca, ainda mais alguém conhecido pela INTERNET, cujos hábitos e costumes eu mal conheço.

podia falar sobre quem diz que bibliotecária tem que disseminar a informação (garanto que “ela” não está nos MEUS livros), podia falar sobre a importância dada à leitura até nas vinhetas do “plim plim” da globo, mas não quero mais falar sobre isso.

Comentários»

1. The Derbi - setembro 8, 2007

HAHAHAHAHHAHA Baaah!! Tri radical!!

Eu tb não costumo emprestar meus livros queridos pra qualquer um. Mas se tem quem faça, façam!!

Eu entendo teu ressentimento, é muito difícil aplicar numa cultura como a nossa aquele blábláblá de comunidade, coletividade, associações e tal. Nessa realidade tão diferente das cartilhas de sociedade da informação, colaboração, etc. não há mesmo forma de defender interesses coletivos se temos quase certeza de que quando chegar “na nossa vez” a coisa não vai funcionar direito.

A cultura do eu primeiro e da vantagem estraga o espírito da coisa, que é muito bom, que dá certo em alguns lugares mais organizados e onde cidadania não é só slogan de partido político e programa da tve.

Mas eu insisto pra que tu não seja assim tão pessimista, pq vai que numa dessas alguém importa dessas iniciativas mais do que um projeto descontextualizado da realidade em que vai ser aplicado e manda trazer junto a centelha que falta pra uma mudança de postura cultural? tá, eu sei, é meio utópico. Mas cultura é algo em eterna construção, não é assim tão impossível. Vai quê!

2. plenaeserena - setembro 10, 2007

o fato é que não empresto nem para os amigos… empresto pro namorado porque é alguém sobre quem tenho certo “controle”, visto que estou na casa dele e ele na minha quase todos os dias. não adianta a cultura da sociedade mudar em relação a isso enquanto eu mesma não mudar. e eu não vou mudar eheh
lamento se eu tenho algum livro que alguém queira; procure na biblioteca!
vida pessoal e profissional, aqui, não se misturam! uhuh

3. Fernanda Nogueira Schuttz - setembro 12, 2007

Emprestar livros para quem não se conhece não é mole. Até para irmão já é complicado. Tenho um irmão que quando vem à minha casa leva meia dúzia de livros, sempre. Acho que ele não compra livros. Rsss. Brincadeira, até que de vez em quando ele me dá um de presente. Mas o engraçado é que eu não fico marcando os livros que empresto, então ocorre que quando vou à casa dele encontro nas prateleiras alguns livros que são meus e que um dia eu tentei reler e não encontrei. Aí digo a ele que o livro é meu e que faz tempo que ele emprestou, então por que não me devolveu? Ele só responde, cinicamente: “Ué, você não pediu de volta”. Que cara de pau! Rsss. Mas acho que ele age como qualquer pessoa que empresta livros. Fica na moita, esperando que a pessoa que emprestou esqueça. Agora ele me pegou três de auto-ajuda: “The Secret”, “A Lei da Atração” e “Verdades e Mentiras sobre a Lei da Atração”. Para ser sincera, espero que ele me devolva só o último. Os outros só falam o que a gente quer ouvir. Beijos.

4. Jackson Medeiros - setembro 13, 2007

Eu também não empresto meus livros. Eu assumo a idéia da “disseminação seletiva da informação”, do meu ponto de vista, sem dúvida. Desde modo, eu seleciono quem poderá receber a informação que se encontra em meus livros.
Gosto de tecnologia (e posso dizer que faço de tudo passar utilizar tecnologia e biblioteconomia) mas, sinceramente, meus livros são, como já disse, MEUS LIVROS.

5. Marylania Almeida Colpnai - outubro 30, 2007

Esta bibliotecária é jóis mesmo. Agora andam querendo que os bibliotecários sejam os disseminadores de informação e etc e tal. mas como isso pode acontecer num país que as bibliotecas escolares e públicas estão corroídas pelas traças,pelo mau funcionalismo, pelos ratos, por uma sociedade cada vez mais educada de forma inadequada e vândala?
ah, corta essa, to me formando em biblioteconomia ,mas nem quero q me culpem por absolutamente nada.

6. Roberto - novembro 15, 2009

Emprestem os seus mas não os meus! Engraçado isso. Me pergunto se faria alguma diferença contar esta linda história ou ficar de bico fechado vendo tv. Desempregada? Talvez tenha explicação.

7. julia - novembro 16, 2009

abaixo a repressão, amigo. deixa as pessoas (eu) falarem o que quiserem. me deixa fazer comédia do meu jeito, não te peço pra gostar. não curtiu? dá as costas, vai embora e guarda esse teu julgamentozinho pra ti, porque aqui a intenção não é ofender ninguém.

8. Roberto - novembro 20, 2009

Calma. Tá passando o Chaves agora.


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

